segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Objectivos para o teste de avaliação de 10 de Fevereiro (turmas B e C):

-Decompor um número em factores primos, usando os critérios de divisibilidade por 2, 3 e 5;
-Operar com potências e, sempre que oportuno, usar as regras das potências;
-Determinar valores aproximados da raiz quadrada e da raiz cúbica usando a calculadora;
-Traduzir matematicamente expressões da linguagem corrente;
-Escrever expressões com variáveis;
-Construir tabelas e gráficos a partir de dados fornecidos;
-Analisar situações de proporcionalidade directa, indicando a constante de proporcionalidade;
-Distinguir situações de proporcionalidade directa de outras que o não são;
-Determinar percentagens;
-Resolver problemas, nomeadamente da vida corrente, que envolvam proporcionalidade directa.
-Descobrir figuras semelhantes e não semelhantes;
-Determinar a razão de semelhança entre figuras semelhantes;
-Usar redes para construir figuras semelhantes;
-Usar o papel ponteado para construir figuras semelhantes e o processo Homotetia;
-Utilizar a escala como instrumento de construção de mapas e plantas;
-Definir polígonos semelhantes;
-Verificar se dois triângulos são semelhantes;
-Resolver problemas usando a semelhança entre triângulos;
-Identificar números racionais relativos;
-Representar na recta os números racionais relativos;
-Comparar e ordenar números racionais relativos;
-Adicionar números racionais;
-Identificar as propriedades da adição em Q para a simplificação de cálculos;
-Subtrair números racionais;
-Multiplicar e dividir números racionais.;

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